segunda-feira, 9 de maio de 2011

Paula Frascari comenta seu trabalho e personagem em MAIS UM DIA


É com muito prazer que publico este post.
A nossa querida atriz Paula Frascari, que viveu a Sônia em Mais um Dia deixa para todos os leitores e seguidores do blog seu depoimento sobre a construção da sua personagem no curta.
Não deixem de ler, assim como a Paulinha, seu texto é envolvente.

Muitas vezes eu mesma me perguntei se ser atriz, era necessário ter dom. Talvez o talento, não seja o principal, mas certamente a vontade de interpretar é o que importa. A carreira do ator é linda porém árdua. É um exercício que exige disciplina, estudo e perseverança. Nunca pensei que fosse chegar tão rápido a minha vez de interpretar um personagem tão sofrido. E quer um segredo? Pra mim, de todos os personagens que passaram nesses 7 anos de carreira, Sônia foi a melhor, porque foi a mais difícil.
Assim que recebi o roteiro do curta Mais um dia, me emocionei com a delicadeza que a diretora colocou no papél um drama, cujo muitos diretores não expõe dessa maneira tão sensível.
Sabia que ia ser um desafio interpretar SÔNIA. Passar toda aquela tristeza, angústia e dor não foi tarefa fácil, mas foi o primeiro trabalho que me deu essa bagagem emocional para quebrar a cabeça e construir. Exigiu muita concentração. Tive a ajuda do coach Rafael, que fez um laboratório comigo antes das filmagens. Foi com ele que entrei lá no fundo do poço de mim mesma, agradeço muito a ele por isso, por ter me provocado e feito uma espécie de lavagem cerebral, rs. Através disso consegui me afundar no drama psicologico que minha personagem enfrentava, exemplo, a dor de ser espancada pelo marido. Ele foi um psicólogo, torturador, e compartilhou todos os sentimentos de raiva acumulados. Uma diretora de cena, também estava lá alguns dias e me deu algumas dicas.
Durante as filmagens, optei por algumas manias que inventei para dar mais vida:
1- Dormi no set todos os dias para me ambientar de corpo e alma a Sônia.
2- Minha loucura chegou a tanta que não tirei o figurino por nada, apenas para tomar banho.
3- Preferi andar descalça para me sentir suja e humilhada.
4- Não deixava nem a maquiadora limpar os hematomas falsos que estavam pelo meu corpo.
5- Deixei a minha mão amarrada bem forte com a atadura na mão para realmente me dar a sensação de incomodo e dor, já que Sônia tinha também uma queimadura enfaixada.
6- Evitava fazer parte dos momentos de descontração para não perder o foco, já que Sônia vivia triste.
7- Fiquei muito grudada com o ator que fez meu filho (Ricardo Nunes), procurava sempre estar com ele, abraca-lo bastante, e dar muito carinho.
8- Antes de rodar, eu sentava no chão e chorava horas, como era película, não podia parar, então me concentrava mais ainda nos minutos antes do: "gravando"
9- Evitava ficar perto do ator que fazia meu marido (Roberto Assys), e sempre que ele se aproximava abaixava a cabeça. Não olhava ele nos olhos.
10- Pedi para o coach me dar algumas sacodidas quando estava já caída, porque ali seria o drama principal, aonde nem na maior humilhação eu ia conseguir ter forças para me levantar. E sempre quando acabava as cenas, ele vinha com um abraço caloroso e um silêncio que só nós dois entendíamos.
Gostaria de agradecer: a toda equipe por ter respeitado todas as minhas manias, e ter me recebido de forma tão amável, aos meus talentosos parceiros de cena, e a minha diretora querida por ter me escolhido e me dado um presente que guardarei para sempre.

Por: Paula Frascari

Nenhum comentário:

Postar um comentário