sábado, 28 de maio de 2011

Direção de atores


O que posso dizer sobre o Filme “Mais um dia”? Foi um trabalho árduo, porém imensamente gratificante. Foi a primeira vez que trabalhei com a Diretora Nathália Machado e posso dizer que foi umas das melhores diretoras com quem tive a honra de trabalhar. Ela me deu total liberdade com os atores e juntos fizemos com que eles mergulhassem no Universo desses personagens tão complexos e distantes de suas vidas. Sobre a minha função de direção de elenco falarei um pouco dos métodos que utilizei para ajudar os atores a encontrarem o caminho de seus personages. Nos ensaios que precederam o filme, nas leituras do texto, buscamos o entendimento e as nuances de cada um dos elentos escritos, como: O porque? O como? O quando? O aonde? Conversei com a Diretora e roteirista Nathália Machado, para podermos entrar na parte psicológica de cada personagem: Para isso discutimos a vida deles; como e porque o pai havia virado alcóolatra e como isso acabou transformando-se em violência e abuso. O porque da mãe aceitar e vivernessas condições e supor os dias como se fosse MAIS UM DIA. E como isso influenciaria a vida dessa criança que teria que amadurecer mais cedo.

A partir desse momento começamos a buscar o que não estava lá no texto, o subtexto… Que foi fundamental para o trabalho dos atores. A angustia não dita transformou-se no pilar do filme, e o que era dito “saía” de forma natural. Fizemos exercícios psicofísicos, colocando cada ator naquela situação vivida pelos personagens, para depois colocar a personagem naquela situação. Com isso começamos a buscar o corpo de cada um. Como seria o andar desse homem? Como seriam os seus movimentos? Como ele bebe, como ele abre a porta? Essa mulher que trabalha em casa, como é a postura dela? Como ela lava a louça? Como ela trata o filho e como reage a presença do marido? E essa criança? Como ele vê o pai e a mãe? Como ele faz o trabalho de casa? Como ele se comporta? Como ele anda? Como ele reage durante as agressões do pai?

A parte mais importante deste processo foi no Set, onde pudemos colocar os atores na casa (situação física) dos personagens, ambientando-os com seus afazeres cotidianos. E foi lá que tive o prazer de ver os personagens criando vida, andando, falando, reagindo... Tive a ajuda brilhante da Atriz e bailarina Cris Alves, que me ajudou a limpar os movimentos e os gestos dos personagens, deixando os personagens mais naturais e com isso mais humanos. Sem a sua ajuda o trabalho não teria esse efeito que buscavamos e sem modéstia… Conseguimos!!!

Quero agrader aos atores e a atriz que me deram o prazer de desenvolver meu trabalho com tranquilidade e confiança: Roberto Assys, Ricky Nunes e Paula Frascari… Vocês arrebentaram. A equipe de arte que nos transportou para esse universo familiar tão comum e ao mesmo tempo tão complexo. A equipe de fotografia que além do tempo para ensaiarmos, jogou junto com os atores, havendo uma cumplicidade tão difícil entre ator e câmera.

A produção que apesar de todos os perrengues estava lá e cumpriu com soberania sua função. Sem vocês o filme não teria acontecido.

E principalmente a direção… Nathy, obrigado por deixar eu fazer meu trabalho com tanto prazer e liberdade. Estamos juntos .

O que mais posso falar…APROVEITEM e divirtam-se!!!!!

Por Rafael Fetter