sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Vivência Cinematográfica - A experiência do set de gravação

A expectativa para a chegada do dia das filmagens do nosso filme eram enormes e finalmente esse dia chegou. Nas vésperas do dia 13/11 estávamos apreensivos porque a previsão de tempo havia mudado, se chovesse forte teríamos muitas cenas atrasadas, pois temos no curta mais cenas externas do que internas.
Amanheceu um dia cinzento e em alguns momentos chuviscou, mas isso não nos impediu de fazer as cenas externas, até porque o dia cinza tinha tudo a ver com os takes que faríamos naquele dia, eram as partes mais tristes do filme, nossa personagem Tiara, sofre bulling racial.

Foto: Luis Felipe Amaral
Para a gravação trabalhamos da seguinte forma: 17 alunos foram parte do elenco do filme, os demais foram distribuídos nos departamentos que escolheram para serem assistentes dos profissionais de cada área (havia um rodízio entre os alunos para que o set não ficasse muito cheio). Por exemplo: eu expliquei aos alunos que escolheram a função de direção o que um diretor faz durante a gravação do filme, explicava do porque batíamos a claquete a cada take para que o filme fosse montado... Como você pode ver na foto ao lado. 
Da mesma forma, cada profissional dava essas informações aos seus alunos/ assistentes. 
Eles eram assistentes porque também trabalhavam, a equipe de figurino tinha muita gente pra trocar, maquiar, o som tinha seus boletins de gravação para fazer, fora o manuseio com os equipamentos que já haviam sido experimentados na aula... E assim seguiu nos departamentos de fotografia, produção, cenário.
Temos muito no que elogiar os alunos que cooperaram com silêncio e atenção para fazerem tudo correto na hora certa.
Foto: Luis Felipe Amaral

No segundo dia de filmagem tivemos sol, mas nada que nos fizesse perder a continuidade da luz. Por conta do tempo mais firme pudemos ter mais alunos ao mesmo tempo no set como assistentes (no momento da chuva o número de alunos que revezavam para fazer a assistência era menor para que ninguém se molhasse). 
Como é comum de acontecer, por conta de imprevistos (principalmente relacionados ao clima) tivemos que redefinir algumas cenas e diminuir o número de recortes para cada uma delas, mas foi algo que deu para superar.

Foto: Luis Felipe Amaral

Gostaria de deixar registrado aqui o meu muito obrigada a cada profissional que se dispôs a trabalhar dessa forma, pois tendo que incluir os alunos a todo tempo diminuía a nossa agilidade em alguns momentos, mas com certeza aumentava a nossa qualidade no que diz respeito ao projeto. 
Esperamos que a hierarquia do cinema, o trabalho em equipe, a disciplina e respeito ao próximo vividos no set seja exemplo para esses alunos em qualquer carreira que eles decidam um dia seguir.

Segue outras fotos de bastidores da gravação do curta-metragem "Resposta do Céu". 

Foto: Luis Felipe Amaral

Foto: Luis Felipe Amaral

Foto: Luis Felipe Amaral

Foto: Luis Felipe Amaral

Foto: Luis Felipe Amaral

Em breve contarei sobre as aulas de pós produção do filme. Aguardem!

*O curso Vivência Cinematográfica, está sendo lecionado na E. M. Jenny de Andrade Faria, em Contagem/ MG para alunos de 10 e 11 anos de idade, este projeto foi selecionado no edital Mais Cultura nas Escolas, uma parceria do Minc e Mec.
Você pode apoiar este projeto contribuindo para realização deste filme ou dando condições para que ele chegue a outras escolas de diversas maneiras, para mais informações entre em contato pelo e-mail: nathaliamnunes@gmail.com

Vivência Cinematográfica: som do filme

Eu cheguei a comentar no último post que antes de irmos para o set com as crianças para captar as imagens do curta-metragem Resposta do Céu teríamos a aula de captação de som com o Daniel Nunes.
A aula aconteceu e por ser bem prática a participação dos alunos foi intensa, todos queriam segurar os microfones, entender como usá-los, foi uma disputa para decidir quem ouviria tudo pelo fone enquanto captavam cenas improvisadas para testar cada equipamento.
Confesso que as matérias técnicas como: fotografia, iluminação, som e edição sempre foram as mais difíceis para eu adaptar nesse curso (por se tratar de um curso para crianças), mas os professores encontraram uma metodologia que fez com que os alunos absorvessem o que fosse necessário para experimentar suas áreas no cinema.

Segue alguma fotos da aula de som:





No próximo post contaremos sobre a captação das imagens do curta metragem e sobre as aulas de pós produção: som e edição.

*O curso Vivência Cinematográfica, está sendo lecionado na E. M. Jenny de Andrade Faria, em Contagem/ MG para alunos de 10 e 11 anos de idade, este projeto foi selecionado no edital Mais Cultura nas Escolas, uma parceria do Minc e Mec.
Você pode apoiar este projeto contribuindo para realização deste filme ou dando condições para que ele chegue a outras escolas de diversas maneiras, para mais informações entre em contato pelo e-mail: nathaliamnunes@gmail.com