sábado, 6 de dezembro de 2014

Vivência Cinematográfica - Pós produção

Finalmente chegamos a fase de finalizar o curta-metragem Resposta do Céu. As aulas não são mais silenciosas enquanto se assiste aos trechos de filmes exibidos todas as terças feiras, tudo porque agora quem está na tela são os próprios alunos, então não da para esperar que eles deixem de rir ao se verem ou ao ver o colega que antes estava apenas sentado ao seu lado, mas agora está diante de todos na tela do projetor da sala de vídeo.
Para que os alunos compreendessem esse processo de montagem do filme, foram ministradas duas aulas de edição de imagem e uma de som. Foi responsabilidade de todos analisar alguns trechos do filme para selecionar qual o melhor take feito no dia da filmagem para definirmos como plano para o nosso filme. Os alunos se empolgaram em ter essa responsabilidade. 

O Israel de Oliveira, professor de edição conduziu muito bem a primeira aula ensinando como surgiu a montagem e porque ela é tão necessária. Em sua segunda aula os alunos colocaram a mão na massa e como já citei acima, selecionaram takes do material bruto do filme.
Na aula de pós produção do som, com Daniel Nunes, os alunos puderam visualizar o resultado do que tinham aprendido na aula prática e no set de filmagem, puderam todos ouvir e analisar alguns takes gravados e o que faz com que tal material gravado seja bom ou não para inserirmos no filme. A reação dos alunos ao ouvirem suas vozes também foi de euforia.




*O curso Vivência Cinematográfica, está sendo lecionado na E. M. Jenny de Andrade Faria, em Contagem/ MG para alunos de 10 e 11 anos de idade, este projeto foi selecionado no edital Mais Cultura nas Escolas, uma parceria do Minc e Mec.
Você pode apoiar este projeto contribuindo para realização deste filme ou dando condições para que ele chegue a outras escolas de diversas maneiras, para mais informações entre em contato pelo e-mail: nathaliamnunes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário